Pular para o conteúdo principal

Dica de cinema: Lovecraft: Medo do desconhecido - Mostra de terror

Curte cinema bom e barato? Curte terror? Ficção científica? Ambos? Quer ver ou rever alguns clássicos nessa linha por um preço bem baratinho? Pois é, então se liga em mais essa mostra no CCSP.


24/01 a 31/01/2018

Howard Phillips Lovecraft é tido como um dos escritores mais importantes no gênero fantástico no século XX. Suas obras mais importantes ajudaram a definir conceitos clássicos da ficção cientifica como: seres de outro mundo, cultos sobre seres desconhecidos e o horror psicológico. Esses são alguns exemplos de como suas histórias eram abordadas. Sempre com descrições muito visuais, suas narrativas influenciaram fortemente as produções cinematográficas. A proposta desta mostra é exibir o máximo dessas influências que vão desde adaptações diretas aos contos até referências às criaturas e objetos do universo lovecraftiano.

*Os ingressos para as sessões de cada dia serão liberados a partir das 14h com o valor de R$2,00


FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES

DO ALÉM, de Stuart Gordon
From Beyond, EUA, 1986, 86min, digital. Com Jeffrey Combs, Barabra Crampton, Ted Sorel
Um grupo de cientistas desenvolve uma máquina que permite a capacidade de percepção de coisas que normalmente não são vistas.


A HORA DOS MORTOS-VIVOS, de Stuart Gordon
Re-Animator, EUA, 1985, 104min, digital. Com Jeffrey Combs, Bruce Abbott, Barbara Crampton
Um dedicado estudante de medicina e sua namorada se envolvem em uma série de experimentos bizarros quando um estranho aluno chega ao campus. 


UMA NOITE ALUCINANTE: A MORTE DO DEMÔNIO, de Sam Raimi
The Evil Dead, EUA, 1981, 85min, DCP. Com Bruce Campbell, Elen Sandweiss, Richard DeManincor
Cinco amigos se alojam em uma cabana onde liberam forças demoníacas desconhecidas.

À BEIRA DA LOUCURA, de John Carpenter
At the Mouth of Madness, EUA, 1994, 95min, digital. Com Sam Neill, Jürgen Prochnow, Julie CarmenUm investigador de uma companhia de seguro descobre o poder sobre o qual os livros têm sobre os fãs, que vão muito além da realidade.


LOVECRAFT: MEDO DO DESCONHECIDO, de Frank H. Woodward
Lovecraft: fear of the Unknown, EUA, 2008, 90min, digital. Com Guillermo del Toro, Neil Gaiman, John Carpenter
A biografia da vida de Lovecraft contada por aqueles que se inspiraram em suas obras.


CÍRCULO DE FOGO, de Guillermo del Toro
Pacific Rim, EUA, 2013, 131min, DCP. Com Idris Elba, Charlie Hunnam, Rinko Kikuchi
Quando legiões de monstruosas criaturas alienígenas começam a brotar do fundo do oceano, tem início uma guerra mortal. Para combatê-los, os humanos desenvolveram incríveis armas, robôs gigantescos chamados Jaegers.


O CASTELO ASSOMBRADO, de Roger Corman
The Haunted Palace, EUA, 1963, 87min, digital. Com Vincent Price, Debra Paget, Lon Chaney Jr.
Charles Dexter visita uma antiga vila para tomar posse de uma casa que herdou de seu ancestral que morreu a mais de 100 anos.

HELLRAISER – RENASCIDO DO INFERNO, de Clive Barker
Hellraiser, EUA, 1987, 94min, digital. Com Andrew Robinson, Clare Higgins, Ashley Laurence
Uma mulher encontra com o zumbi de seu amante morto. Ela deve ajudá-lo a escapar dos demônios que o cativavam no submundo.

O ENIGMA DO OUTRO MUNDO, de John Carpenter
The Thing, EUA, 1982, 109min, DCP. Com Kurt Russel, Wilford Brimley, Keith David
Uma base de pesquisa americana recebe a presença de uma força alienígena capaz de tomar forma de qualquer ser vivo. Cabe aos pesquisadores sobreviver e descobrir quem é quem de verdade.

ALIEN: O OITAVO PASSAGEIRO, de Ridley Scott
Alien, EUA, 1979, 117min, DCP. Com Sigourney Weaver, Tom Skerritt, John Hurt

A nave comercial Nostromus recebe um chamado de emergência em um planeta desconhecido. Após buscar por sobreviventes a tripulação percebe que uma criatura se juntou a eles.

E John Hurt foi o War Doctor. Just saying ;)



PRÍNCIPE DAS SOMBRAS, de John Carpenter
Prince of Darkness, EUA, 1987, 103, digital. Com Donald Pleasence, Jameson Parker, Victor Wong
O professor Howard Brick e diversos cientistas e estudantes são convocados pelo padre Loomis para investigar um misterioso recipiente contendo um líquido verde que está em uma igreja abandonada há séculos. O que acontece é que quando as pessoas entram em contato com o líquido, elas se transformam em malignos zumbis. Os membros que ainda são humanos descobrem que ali está a essência de Satanás, e que isso abre o caminho para o Anti-Cristo. A partir daí, todos tem que lutar contra o terror e proteger o mundo de algo que estava adormecido há milhares de anos.

Programação

24/01
16h00 À BEIRA DA LOUCURA
18h00 HELLRAISER – RENASCIDO DO INFERNO
20h00 O CASTELO ASSOMBRADO

25/01
16h00 DO ALÉM
18h00 À BEIRA DA LOUCURA
20h00 UMA NOITE ALUCINANTE: A MORTE DO DEMÔNIO



26/01
15h30 A HORA DOS MORTOS-VIVOS
17h30 ALIEN: O OITAVO PASSAGEIRO *
20h00 O ENIGMA DO OUTRO MUNDO




** Sempre que vejo a franquia Alien numa lista de terror me lembro do Doutor dizendo que não se surpreende que a Terra sempre seja invadida já que temos um filme de terror chamado Alien, hehe ;) 

27/01

15h30 DO ALÉM
17h30 LOVECRAFT: MEDO DO DESCONHECIDO
19h30 CÍRCULO DE FOGO


28/01
16h00 HELLRAISER – RENASCIDO DO INFERNO
18h00 O CASTELO ASSOMBRADO
20h00 PRÍNCIPE DAS SOMBRAS

30/01
16h00 LOVECRAFT: MEDO DO DESCONHECIDO
18h00 O ENIGMA DO OUTRO MUNDO
20h00 A HORA DOS MORTOS-VIVOS

31/01
15h30 PRÍNCIPE DAS SOMBRAS
17h30 ALIEN: O OITAVO PASSAGEIRO
20h00 UMA NOITE ALUCINANTE: A MORTE DO DEMÔNIO



Cinema: Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Midsommar - O mal não espera a noite tem um quê de dèjá vu com pontas de originalidade, mas peca por ser longo

Com influências de Corra!, da série Hannibal (principalmente perto do final do longa), com um quê de clima de Anticristo, sem deixar de lado A chave mestra, Colheita Maldita (filme inspirado na obra homônima de Stephen King), O homem de palha, e, como me disse a Ana, que é megafã de Supernatural, inclusive um episódio da série que sacrificava “estrangeiros”  em prol do “bem” da cidade de Burkitsville, no décimo-primeiro episódio da primeira temporada da série, tudo isso também é bem sentido em Midsommar – O mal não espera a noite. Com todas essas referências, senão inspirações, dá para imaginar o desconforto que o filme passa.


Com 147 minutos (171 na versão do diretor), ser longo é um problema no filme. As partes boas são realmente boas e chocantes, o culto e o que parece haver de muito sinistro por trás deles é bem estabelecido, mas os personagens, especialmente os secundários, não são muito aprofundados e, quando começam a “desaparecer”, a tendência é que o telespectador não ligue m…

La Boya, um filme de Fernando Spiner

Maria do Caritó, do tablado para o cinema, diverte ao mesmo tempo em que faz críticas muito necessárias

No dicionário popular, Caritó é a pequena prateleira no alto da parede, ou nicho nas casas de taipa, onde as mulheres escondem fora do alcance das crianças, o carretel de linha, o pente, o pedaço de fumo, o cachimbo. Vitalina, conforme a popularizou a cantiga, é a solteirona, a moça-velha que se enfeita - bota pó e tira pó -, mas não encontra marido. E assim, a vitalina que ficou no caritó é como quem diz que ficou na prateleira, sem uso, esquecida, guardada intacta.
No gênero comédia romântica e baseado na peça teatral homônima, Maria do Caritó, escrita por Newton Moreno e ambientado no nordeste, e gravado na cidade de Peacatuba, em Minas Gerais, onde a fotografia remete às pequenas cidades do interior, trazendo a poesia e o azul como motes no começo do  longa.



Nessa máxima que segue o enredo de Maria de Caritó, longa protagonizado por Lilian Cabral (Maria), a moça que chega aos seus 50 anos  e ainda virgem, vítima da promessa que seu pai diz ter feito ao santo desconhecido quando ela …