Dica de cinema: The Square - A arte da discórdia - filme mais debate no MIS (gratuito)

Indicado ao Oscar 2018 de Melhor Filme Estrangeiro, “The Square” é tema de debate no dia 07.02, no MIS

Tiago Ferro e Tales Ab’saber compartilham com o público olhares sobre o longa sueco, em evento realizado pela Pandora Filmes e a revista de ensaios culturais Peixe-elétrico

Multipremiado, o filme sueco “The Square – A Arte da Discórdia” pode somar mais uma nobre estatueta à prateleira: o longa de Ruben Östlund integra a lista de indicados ao Oscar 2018 de Melhor Filme estrangeiro. Enquanto a premiação não vem - a 90ª edição do Oscar será realizada só no dia 04 de março – o filme ganha sessão especial seguida por debate aberto ao público na quarta-feira (7.02), no auditório do Museu da Imagem e do Som, uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

O evento, parceria entre a Pandora Filmes e a revista de ensaios Peixe-elétrico, será conduzido pelo editor Tiago Ferro, que recebe o psicanalista Tales Ab’saber. A dupla compartilha com o público olhares sobre o longa que arrancou elogios de Almodóvar ao focalizar um respeitado curador de arte que tenta desesperadamente atrair mais visitantes ao museu que dirige em Estocolmo. O filme parte do universo da arte para discutir limites e liberdades em uma crônica sobre o comportamento humano contemporâneo.

“’The Square’ nos leva até o beco sem saída no qual chegou a modernidade ocidental com seu projeto universalista de emancipação do homem. A sensação é que ética e estética afundam de mãos dadas sem qualquer tipo de salvação individual. Se a arte perde o pé dentro da trama, o filme acerta em cheio os dilemas dos nossos tempos”, comenta Tiago.

Sinopse - Grande vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, o longa gira em torno de Christian, um respeitado curador de arte que tenta desesperadamente atrair mais visitantes ao Museu que dirige em Estocolmo. Quando seu celular é roubado, Christian perde o controle de sua vida, afetando todos a seu redor e provocando consequências inesperadas.

O que a crítica internacional já disse:
“Nunca houve uma Palma de Ouro assim” (USA Today)
“Loucamente ousado” (Hollywood Reporter)
“Inteligente e de rolar de rir” (The New York Times Magazine)
“A obra engloba muitas ideias e o diretor é ambicioso ao fazer um filme sobre a cegueira do mundo ocidental, relevante nos dias de hoje.” Gregorio Belinchon (El Pais Brasil)

PANDORA FILMES
A Pandora Filmes é uma distribuidora de filmes de arte, ativa no Brasil desde 1989. Voltada especialmente para o cinema de autor, a distribuidora buscou, desde sua origem, ampliar os horizontes da distribuição de filmes de arte no Brasil com relançamentos de clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Fellini, Bergman e Billy Wilder, e revelações de nomes outrora desconhecidos no país, como Wong Kar-Wai, Atom Egoyan e Agnés Jaoui. Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora Filmes sempre reserva espaço especial para o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos. Para centrar ainda mais força no cinema nacional, em 2016 a produtora Paula Cosenza se associou à distribuidora. Dentro desse segmento, destaca-se o recente “Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert, um grande sucesso, visto no cinema por mais de 500 mil espectadores.

PEIXE-ELÉTRICO
“Peixe-elétrico” é a revista digital de ensaios culturais da editora e-galáxia. É idealizada e editada por Tiago Ferro, Ricardo Lísias e Mika Matsuzake. Tem lançamento bimestral nos sites das seguintes lojas: Amazon, Apple, Google Play, Kobo, Livraria Cultura e Saraiva.  www.peixe-eletrico.com 

TALES AB'SABER
Tales Ab’saber (1965) é psicanalista, professor de filosofia da psicanálise da Universidade Federal de São Paulo. É autor do ensaio de política e cultura “Lulismo, carisma pop e cultura anticrítica” (Hedra).

TIAGO FERRO
Tiago Ferro nasceu em 1976 em São Paulo. Mestre em história social pela FFLCH-USP, realiza hoje no mesmo departamento pesquisa de doutorado sobre a obra de Roberto Schwarz. Editor de livros e da revista de ensaios “Peixe-elétrico”, escreve textos sobre cultura para as revistas “Piauí”, “Cult e “Suplemento Pernambuco”.

DEBATE SOBRE O FILME ‘THE SQUARE’
Data: 07.02 (quarta-feira)
Hora: 19h

Museu da Imagem e do Som

Endereço: Av. Europa, 158, Jd. Europa | São Paulo - SP, Brasil | CEP 01449-000
Contato: (11) 2117 4777

Entrada franca - retirada com uma hora de antecedência na recepção do museu


Comentários