Todos os Paulos do Mundo, um documentário que mais do que vale a pena ser visto, mesmo por quem (ainda) não é fã do ator




Paulo José é sem dúvida um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, o ator que já fez teatro, cinema e TV, recebe essa maravilhosa homenagem que é Todos os Paulos do Mundo. 

O filme que retrata a vida e a carreira do ator, narrado pelo próprio Paulo e por outros grandes nomes que trabalharam ao lado dele, é um documentário diferente, aparentemente parece um filme preguiçoso, feito com trechos dos filmes, peças e novelas de que o Paulo participou, mas junto com a narração e o ótimo trabalho de edição, o filme consegue contar a história do ator através de seus trabalhos, narrando desde seu nascimento, até o seu sucesso. 


O excelente trabalho de montagem, faz com que os trechos de cada filme fossem parte da mesma história, sempre completando onde o último trecho parou, por exemplo, em uma cena em que uma mulher pede para o personagem do Paulo que a beije, e logo em seguida, corta para outra cena de outro filme onde o Paulo está prestes a beijar alguém. Os cortes são tão bruscos, mas ao mesmo tempo, se encaixam perfeitamente no contexto do filme; a narração ainda ajuda com que esses cortes que se conectam, e mesmo sendo narrado por outros artistas, ela é sempre narrada como se fosse o próprio Paulo contando sua própria história na primeira pessoa, mesmo se tratando da relação dela mesma com o Paulo, dando a sensação que todos que tiveram a oportunidade de trabalhar ao lado do Paulo, levou um pouco dele com eles.

São poucas as cenas filmadas feitas especificamente para esse filme, mas quando elas aparecem, os diretores fazem questão de mostrar o lado poeta do ator, mostrando sua simplicidade, e o carinho que o Paulo tem com sua profissão. 

Todos os Paulos do Mundo é uma carta de amor para Paulo José, que consegue transformar os trabalhos do ator em sua própria vida de maneira honrosa e bela, uma homenagem digna para um grande ator do Brasil. 


Os fãs do ator vão se emocionar, os que ainda não são, ou não o conhecem, esse é um ótimo filme para começar a admirá-lo. 

NOTA: Todos os 10 do mundo.








Comentários