OSCAR 2019: Os 22 filmes brasileiros que estão na disputa pela vaga



Semana passada foi divulgada a lista com as 22 produções brasileiras que estão na disputa para representar o país na categoria Filme Estrangeiro do Oscar 2019. O candidato oficial será escolhido por uma comissão especial, formada pelo presidente da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Peregrino, pela atriz Bárbara Paz, pela produtora Lucy Barreto e pelos diretores Flávio R. Tambellini, Jeferson De, João Jardim e Hsu Chien.

Observando os títulos selecionados e os nomes dos integrantes da comissão responsável por eleger o filme a ser indicado pelo Brasil, só consigo pensar: E não é que as polêmicas de 2016 sobre a escolha do filme (que ficava a cargo da Secretaria do Audiovisual, vinculada ao Ministério da Cultura), que geraram acusações de motivação política na definição do candidato oficial escolhido aquele ano para representar o país no Oscar, e que culminaram na transferência da incumbência para a Academia Brasileira de Cinema no ano passado, parecem ter levado, enfim, a bons resultados?

Este ano, a comissão julgadora está mais diversificada, e não só com relação a gênero: agora são 2 mulheres no time, além de 1 negro e 1 asiático. Um avanço considerável em comparação com o ano anterior, quando o comitê contava com apenas uma mulher e seis homens brancos.

O desequilíbrio gritante entre o número de produções com direção feminina e masculina também diminuiu: dos 22 indicados, 9 foram dirigidos ou codirigidos por mulheres (contra 5 de 23 filmes em 2017). No entanto, o cinema produzido no Brasil continua sendo esmagadoramente branco. Apenas 1 diretora negra e 1 diretora de origem asiática entraram na lista desta vez – o que já é uma mudança (ainda que ínfima) com relação à diversidade étnica dos cineastas que integraram a seleção do ano passado (todos brancos). Ainda que esteja longe de ser ideal, é bom ver que a representatividade está começando a ser colocada em prática.

Aqui estão os indicados (clique no título para assistir ao trailer):
1. Além do Homem, de Willy Biondani
2. Alguma Coisa Assim, de Esmir Filho e Mariana Bastos
3. O Animal Cordial, de Gabriela Amaral Almeida
4. Antes que Eu Me Esqueça, de Tiago Arakilian
5. Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor
6. As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra
7. Benzinho, de Gustavo Pizzi
8. Canastra Suja, de Caio Soh
9. Como é Cruel Viver Assim, de Julia Rezende
10. Dedo na Ferida, de Silvio Tendler
11. Encantados, de Tizuka Yamasaki
12. Entre Irmãs, de Breno Silveira
13. Ex-Pajé, de Luiz Bolognesi
14. Ferrugem, de Aly Muritiba
15. Não Devore Meu Coração, de Filipe Bragança
16. O Caso do Homem Errado, de Camila de Moraes
17. O Desmonte do Monte, de Sinai Sganzerla
18. O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues
19. Paraíso Perdido, de Monique Gardenberg
20. Talvez uma História de Amor, de Rodrigo Bernardo
21. Unicórnio, de Eduardo Nunes
22. Yonlu, de Hique Montanari

A escolha da comissão brasileira é feita no dia 11 de setembro. Em 22 de janeiro de 2019, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulga a lista dos indicados ao Oscar. E a 91a edição da festa acontece no dia 24 de fevereiro.

Comentários

  1. Vi Benzinho e O animal cordial da lista até agora só... Vamos ver amanhã qual ganahrá a vaga :3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas