Vingadores: Ultimato: Crítica sem spoilers - Prepare-se para o que vem por aí...


A grande conclusão dessa era do Universo Cinematográfico Marvel, em Vingadores: Ultimato, é realmente tudo que os fãs esperam e muito mais.

Logo no início, o filme vai para a direção mais óbvia e previsível, dando a impressão de que os roteiristas ficaram preguiçosos para desenrolar a história, mas, quando a trajetória parece caminhar em direção a algo simples e sem criatividade, o roteiro já nos surpreende no início do primeiro ato. A partir desse ponto, a direção trabalha bem o desenvolvimento dos personagens, mostrando como cada um seguiu em frente após o estalar de dedos de Thanos, mostrando que, embora eles seguissem com suas vida deles, eles não superaram por completo o que aconteceu.



O roteiro mostra bem como cada um foi afetado pelos eventos do filme anterior (Vingadores: Guerra Infinita), mostrando sentimentos de culpa, desespero, raiva, descrença, medo, entre outros sentimentos que são divididos entre os personagens e são muito bem trabalhados em cima de cada um, destacando um certo sentimento em cada herói, mas sem deixar que isso seja o único traço de suas personalidades, criando camadas únicas para cada um, mas com os mesmos objetivos e motivações em mente.

Resultado de imagem para vingadores ultimato

Algumas informações que foram estabelecidas em outros filmes do UCM, são ignoradas nesse filme , oque incomoda os fãs mais exigentes, além de apresentar uma situação ou um contratempo e ele é mal resolvido ou simplesmente ignorado e esquecido, dando espaço para a trama principal.

Resultado de imagem para vingadores ultimato

A direção dos irmãos Russo (Vingadores: Guerra Infinita, Capitão América: Guerra Civil) novamente apresenta um espetáculo visual, a montagem é cuidadosamente bem feita ao dividir bem o tempo em tela dos personagens, ao mostrá-los em situações importantes para o desenvolvimento da história. As cenas de luta também são bem empolgantes, utilizando planos longos e estáticos, que sempre acompanham os personagens durante a luta sem perder o foco delas.

Mesmo com o estilo diferenciado, a estrutura ainda segue a fórmula Marvel, com o mesmo tom cômico introduzido, mas que também dá espaço para um tom mais dramático, o que acaba combinando, devido à reação e ao ânimo dos personagens. O maior problema transparece quando é mostrada uma cena grandiosa e inspiradora e o clima é cortado totalmente com uma piada desnecessária, e mesmo que essas piadas funcionem em vários momentos durante o filme, elas quebram facilmente os momentos triunfantes.

Resultado de imagem para vingadores ultimatoAs referências a outros filmes do UCM tem uma grande função na história, elementos pequenos que, quando foram apresentados no passado, não tinham tanta importância, mas quando retomados, eles acabam ajudando a construir um clima mais dramático, o que acaba emocionando o público (que assistiu aos outros filmes da Marvel Studios).

Resultado de imagem para vingadores ultimatoO terceiro ato é algo surpreendentemente espetacular, apresentando ao público tudo o que foi prometido ao longo dos anos e muito mais. A batalha final é provavelmente o maior evento do UCM, cheio de surpresas que deixam o publico eufórico com as cenas de batalha constantes sem cansá-los  devido aos vários plot twists apresentados durante a batalha, que tiram o folego dos fãs, e o grande desfecho supera todas as expectativas.

Imagem relacionada
Mesmo com a quebra do ritmo e algumas falhas no roteiro, Vingadores: Ultimato é surpreendente, emocionante, empolgante, com um final que agrada bastante os fãs do gênero e finaliza com perfeição essa Era da Marvel.

NOTA: 9 sacrifícios, custe o que custar.


Trailer:

Comentários