Shigatsu Wa Kimi No Uso (Sua mentira em abril) é meu desafio de “assista sem chorar” para vocês


Ano passado eu procurava algum anime shoujo (aqueles animes fofos, geralmente feitos para meninas mais novas) para assistir e acabei encontrando esse anime com um nome enorme - Shigatsu Wa Kimi No Uso. Eu não li muito sobre ele e não sabia exatamente do que se tratava, apenas que o protagonista tocava piano e que o anime começava com o terceiro movimento de Moonlight Sonata. Sim, eu havia achado um anime que eu precisava muito assistir! Mas não apenas isso. Não demorou muito para perceber que esse anime é extremamente perigoso para pessoas sensíveis e ele me inspirou a voltar a tocar depois de muito tempo parada. Então, deixo aqui essa recomendação que eu já deviera ter feito há muito tempo!

Shigatsu wa kimi no uso, ou “Sua mentira em abril”,  é um anime de 2014, em que todos os protagonistas são músicos. A história gira em torno de Kousei Arima, um prodígio pianista que aos 5 anos já ganhava diversos concursos e era invejado por muitos no cenário. Kousei aprendeu tudo com sua mãe, uma grande pianista que morreu quando ele tinha 11 anos. Devido aos treinos intensos e à rigidez de sua mãe, Kousei tem um colapso em uma apresentação e não consegue mais tocar. Sempre que tenta, ele tem crises de pânico e não consegue ouvir as notas, o que fez com que desaparecesse dos concursos, deixando muitos adversários decepcionados por perderem a chance de disputar com o grande prodígio.




Apesar de perder tudo o que amava, Kousei se sente sortudo por ter seus dois melhores amigos, Tsubaki e Watari, sempre ao seu lado. O que ele com certeza não esperava era conhecer a bela violinista, Kaori Miyazono, por intermédio de Watari. Kaori é incrivelmente alegre e habilidosa e faz algo que Kousei foi obrigado a tomar como errado: ela toca com o coração. Sem se importar com vencer concursos, bolsas ou apresentações, o único intuito de Kaori é deixar um legado e viver no coração de todos que a ouvem.

Kaori é apaixonada por Watari, mas ela e Kousei passam muito tempo juntos e ela dá um ultimato a Kousei: ele a acompanhará em uma apresentação. Custe o que custar, ele tocará com ela.

Não quero dar spoilers porque a história é surpreendente, mas o que esses dois conseguem juntos e o legado que Kaori deseja, suas motivações e o quanto isso é importante para ela fazem com que a história seja única. A trilha sonora é maravilhosa e uma ótima oportunidade para conhecer o mundo da música clássica, o intenso treino para fazer parte de tudo isso e a genialidade de compositores que nunca deixarão de ser contemporâneos.




Kaori e Kousei formam uma dupla incrível, são protagonistas que se completam em todos os sentidos e, com certeza, te emocionarão muito! Esse anime merece 10 de 10 estrelas pelo cuidado com o roteiro, pela animação detalhada e fofa e pelo quanto é inspirador em todos os sentidos. Espero que gostem tanto quanto eu! <3






Comentários