Pular para o conteúdo principal

#EuSouJaneiroBranco – a campanha para a prevenção da saúde mental








O começo de um novo ano é sempre um marco para reavaliarmos nossos objetivos. O que queremos para 2020? Estamos no caminho certo? Como está nossa saúde mental? Estamos cuidando de nosso corpo e de nossa mente?

Pensando nisso, vários profissionais da saúde criaram o “janeiro branco”. A ideia não é apenas curar, mas prevenir os transtornos mentais que acometem muitas pessoas em meio ao estresse cotidiano e às demandas sociais. O Brasil se tornou líder mundial na ansiedade entre jovens e isso se deve à falta de apoio na transição para a vida adulta. Saímos de um sistema educacional falho para um ensino superior que nos cobra conhecimentos nunca vistos antes. Além disso, o mercado de trabalho nos cobra muito conhecimento e experiência logo no primeiro emprego, em que muitos jovens são explorados por salários muito abaixo do que merecem.

Os cinco principais objetivos do projeto são:

1 – Fazer do mês de janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições;
2 – Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional na vida das pessoas;
3 – Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investir e garantir Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;
4 – Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais públicas e privadas para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;
5 – Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma cultura da Saúde Mental que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.



Problemas emocionais podem nos acometer em qualquer etapa da vida, mas é ainda mais difícil lidar com isso quando não temos conhecimento sobre eles. Por esse motivo, a campanha influencia não apenas a prevenção, como também o conhecimento sobre tais problemas. Muitas vezes o estresse e a ansiedade trazem problemas físicos que nos fazem sentir realmente doentes, como se algo horrível fosse acontecer e por isso é difícil acreditar que sejam apenas psicológicos.

Você não precisa ficar doente para procurar ajuda ou prevenir problemas maiores. Neste site,  você conseguirá entender melhor como expor seus sentimentos e lidar com problemas. Você nunca está sozinho e todos que te amam querem te ver bem! Se você passa por algo parecido ou tem um amigo nessa situação, por favor, dê uma chance ao projeto. Isso pode salvar vidas e dar qualidade de vida às pessoas que amamos (que é ainda mais importante).


Comentários

Popular

Midsommar - O mal não espera a noite tem um quê de dèjá vu com pontas de originalidade, mas peca por ser longo

Com influências de Corra!, da série Hannibal (principalmente perto do final do longa), com um quê de clima de Anticristo, sem deixar de lado A chave mestra, Colheita Maldita (filme inspirado na obra homônima de Stephen King), O homem de palha, e, como me disse a Ana, que é megafã de Supernatural, inclusive um episódio da série que sacrificava “estrangeiros”  em prol do “bem” da cidade de Burkitsville, no décimo-primeiro episódio da primeira temporada da série, tudo isso também é bem sentido em Midsommar – O mal não espera a noite. Com todas essas referências, senão inspirações, dá para imaginar o desconforto que o filme passa.


Com 147 minutos (171 na versão do diretor), ser longo é um problema no filme. As partes boas são realmente boas e chocantes, o culto e o que parece haver de muito sinistro por trás deles é bem estabelecido, mas os personagens, especialmente os secundários, não são muito aprofundados e, quando começam a “desaparecer”, a tendência é que o telespectador não ligue m…

O Exterminador do Futuro - Destino Sombrio, uma bela repaginada em uma franquia querida

Neste ano vimos o retorno de várias franquias queridas (bem, ao menos queridas para os fãs delas, claro) muitos anos depois do último filme delas, como Rambo, Zumbilândia e Os 3 Infernais, mesmo depois daquele final épico. Então temos agora O Exterminador do Futuro - Destino Sombrio. Porém, enquanto  os outros são continuações diretas, mesmo que muitos anos depois, do último filme lançado, este novo longa  de O Exterminador do Futuro é uma sequência direta de O Exterminador do Futuro 2 - O julgamento final, e veio para provar um de vários fatos que fazem dessa franquia um sucesso: a presença de Linda Hamilton. 
Repaginando a história, o filme já começa com cenas digitalmente refeitas para conectar o segundo da franquia a este. E é simplesmente incrível nessa reconstrução, pois a gente fica se perguntando se eram cenas que não foram para o filme de 1991 afinal, mas com o avanço da tecnologia (ai, ai, ai, rs), não notamos isso até que alguém nos conte a real. 

E temos um trio girl powe…

Mario Kart Tour: o que esperar do clássico para mobile?

Com certeza os amantes de Nintendo já souberam da novidade para celular! A Nintendo, diferente de outras desenvolvedoras, muito dificilmente libera um de seus jogos para outra plataforma. Mas como uma boa mãe sempre olha por seus filhos, ela nos deu esse pequeno presente que é o Mario Kart tour!
Em Mario Kart, Mario e seus amigos disputam emocionantes corridas de Kart em paisagens inspiradas em cenários clássicos da franquia. A versão original possuía apenas karts, mas agora temos também motocicletas e algumas telas necessitam de paraquedas para maior interação. Não é apenas um jogo de corrida, mas intensamente competitivo, com caixas surpresa espalhadas pela tela que te dão itens exclusivos para ganhar vantagem, derrubar os inimigos e destruir amizades. Cada circuito possui quatro telas e a pontuação é somada ao longo delas.


Essa versão desse clássico da Nintendo é um tour pelas telas mais queridas e famosas das outras versões (principalmente os clássicos, como Mario Kart 64 e o novo M…