Psycho-pass: O cyberpunk de um futuro bem realista


Após muitas recomendações de amigos, resolvi dar uma chance ao anime Psycho-pass. Eu sempre gostei de animes policiais e com histórias profundas, como Death Note, mas a parte futurista e cyberpunk do anime não me chamou a atenção nem um pouco. Foi uma grande surpresa ter assistido à primeira e segunda temporadas tão rápido!

Em um futuro em queé possível medir o coeficiente criminal das pessoas por escâneres e definir quem é apto para convívio social e quem precisa de reabilitação, o sistema SYBIL mantém a paz em uma sociedade onde todos se sentem seguros. O sistema diz a todos quais são suas aptidões, fornece uma secretária pessoal para cuidar da casa e roupas adequadas. Ele é o pilar da nova civilização e, acreditando em sua perfeição, Akane Tsunemori escolhe trabalhar com a ASAP para manter o cumprimento das leis. Junto aos inspetores, pessoas cujo psycho-pass (medição de coeficiente criminal) é irrecuperável, têm a opção de se tornar milicianos e ajudar a manter a ordem na sociedade.

É comum que criminosos latentes, que são pessoas vistas como inadequadas para integrar a sociedade, comecem a cometer crimes violentos. Afinal, eles sempre controlaram seus impulsos para não serem julgados pelo SYBIL, mas nada os impedia, agora que serão descartados da sociedade.

A trama realmente se inicia quando assassinatos mais elaborados e bizarros começam a aparecer. Pessoas difíceis de rastrear e que não possuem nenhum pudor em seus crimes os cometem sem se arrepender, deixando claro que há um mentor por trás disso tudo. Porém, como Akane poderá julgar alguém cujo psycho-pass nunca é manchado por seus atos hediondos sem descumprir a lei da sociedade em que tanto acredita?

Eu não costumo gostar de histórias futuristas, mas Psycho-pass se torna extremamente envolvente por mostrar um futuro que, sim, é possível de ser alcançado. Uma sociedade robotizada e artificial que define suas aptidões e como deve viver sua vida, seus gostos, sua aptidão para viver socialmente, e acaba com as incertezas e tristezas da vida a partir do momento em que traça todos os seus objetivos por você. 

Muitas pessoas se sentem perdidas e deprimidas ao atingirem a vida adulta sem a certeza de sua missão, mas isso jamais aconteceria em uma sociedade regida pelo SYBIL.

Akane é uma protagonista extremamente forte, com a vantagem de nunca ter seu psycho-pass manchado, independente do estresse e da situação que enfrenta. Ao contrário dela, seus colegas milicianos (alguns sendo ex-detetives que se tornaram criminosos latentes devido ao estresse) apenas tentam seguir suas ordens sem se preocupar com os meios usados. Ela devolve o propósito deles de manter a ordem e proteger a lei de uma sociedade que os descartou e cria laços muito importantes, aprendendo cada vez mais sobre o que realmente é o psycho-pass e o sistema que protege.

O anime tem apenas duas temporadas (a terceira está sendo lançada ainda) que estão disponíveis na Netflix. Não possui muitos episódios e a história é maravilhosa! Vale a pena conferir.



Comentários

Postagens mais visitadas