Conselho da Diversidade da Abragames Lança Edital do Selo à Diversidade voltado para Empresas

 

De 11 de agosto a 11 de setembro, empresas brasileiras desenvolvedoras de jogos podem aplicar para o edital



O Conselho da Diversidade da Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais, lançou dia 11 o Edital Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade, por meio do qual certificará empresas que pratiquem ações para a difusão da cultura do respeito e da igualdade nos ambientes de estudo e trabalho da indústria de jogos. 
 
O edital foi criado com o propósito de facilitar o processo e tentar aumentar o número de empresas certificadas. 
 
"Em 2019, ano de criação do Selo, a iniciativa era voltada apenas para empresas associadas à Abragames e apenas 14 foram contempladas. Queremos aumentar o envolvimento do setor de jogos em questões de diversidade, pois sabemos que equipes diversas produzem jogos mais interessantes e para um público mais amplo", explica Gustavo Arcanjo, do Conselho da Diversidade da Abragames e um dos responsáveis pelo Selo.

Os Selos de Apoio e Incentivo à Diversidade foram criados com o cuidado de ter sempre um representante da minoria em questão no Conselho. Primeiro, foram lançados selos de Gênero, LGBTQIA+; em seguida, em agosto de 2019, o Racial; e, agora, em 2020, conseguimos criar a categoria voltada para Pessoa com Deficiência (PcD)
 
 
 
"Estamos muito contentes com o lançamento do selo voltado para PcD, era nossa meta desde o início do Conselho, mas só este ano conseguimos reunir representantes dessa minoria", explica Mayara Fortin, do Conselho da Diversidade da Abragames e uma das responsáveis pelo Selo. Essa nova categoria inclui pessoas portadoras de limitações permanentes, sejam físicas, visuais, auditivas, intelectuais e/ou neurológicas.

Estão aptas a participar do edital as empresas desenvolvedoras de games de todo o território nacional que ofereçam oportunidades de inclusão aos seguintes grupos descritos como minorias representativas: Diversidade de Gênero, Diversidade LGBTQIA+, Diversidade Racial, além da nova categoria, Diversidade de Pessoas com Deficiência - PcD. Para uma empresa receber o(s) selo(s) ela deve se inscrever no edital.

Para entender um pouco mais de cada categoria e da proposta do Selo, você pode ler este documento, disponível no site da Abragames, em que, além das regras dos Selos, eles disponibilizam uma série de materiais de estudo e levantamentos sobre diversidade, o que é demais!

Veja abaixo a porcentagem mínima de representação para a certificação para os Selos da Categorias Evento e Empresa das Minorias abaixo, obedecendo o mínimo de 1 pessoa:

Gênero: Fica estabelecida como 30% 
LGBTQIA+: Fica estabelecida como 7%
Raça: Fica estabelecida como 12%
Pessoas Com Deficiência (PcD): Fica estabelecida como 12% 

As empresas interessadas em serem certificadas com o Selo devem se inscrever até o dia 11 de Setembro de 2020. O Brasil é o líder no mercado de games da América Latina, gente! <3 Vamos aumentar isso ainda mais e proporcionar ambientes menos nocivos nesta indústria que, como já vimos em posts anteriores, podem ser bem misóginos e preconceituosos de modo geral.

Não perde tempo, se inscreve agora mesmo ;)

 
Sugestão de Leitura: Games e Diversidade - Um aprendizado que nunca acaba

Comentários

Postagens mais visitadas