#MomentoTelecine: Verão '03, conseguiram fazer um filme adolescente incrível!

Verão '03 é o filme adolescente que há anos não vejo por aí. Traz toda a inocência e intensidade dessa fase, e você termina o filme desejando que fosse suas férias de final de ano para “curtir com a galera”. É engraçado sem forçar as piadas e me atrevo a dizer que tem a melhor cena de funeral da história do cinema! Nunca me diverti tanto em uma cena que deveria ser triste. 

Mas afinal, sobre o que é Verão '03? Como o próprio nome sugere, se passa nas férias de verão do ano de 2003. O que foi um toque todo especial para o longa, cheio de referências e nostalgia. Poderia muito bem acontecer nos dias de hoje, mas achei a escolha do ano em que se passa o filme muito boa! Acompanhamos então Jamie, uma menina que acaba de perder sua avó. E digamos que ela era uma senhora peculiar, que suas últimas palavras a cada membro da família guiarão o restante do filme. E acho que essa é a parte mais divertida, acompanhar a influência do que ela disse nas ações de cada personagem. 

 

Esse também é outro ponto forte do longa: os personagens. Cada um tem seu momento de alívio cômico, e são todos muito cativantes, menos um, mas pode ser spoiler, então vou deixar que descubram sozinhos. Mas tenho uma menção honrosa, que vai para o primo da Jamie! Que é a criança mais fofa da vida! E que leva o que a avó disse ao pé da letra... mesmo!  

 

E foi por consequência do que essa senhora disse que Jamie conhece Luke, e vemos o que poderia se encaminhar para mais um clichê do cinema, por ser um romance proibido, já que Luke está prestes a se tornar padre. Porém, o rumo que essa história leva é inesperado e prende totalmente a atenção.  

 



E, apesar de o filme parecer uma comédia besteirol, também traz à tona assuntos como luto, crescimento, autoconhecimento, primeiras vezes... Mas com uma leveza que fez o tempo voar enquanto eu assistia.  

 

Nota: 5 - Recomendo a todo mundo que está cansado de filmes adolescentes “mais do mesmo”! (5 de 5)




Comentários

Postagens mais visitadas