#momentotelecine: A Vida é Bela - será???

 


Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o judeu italiano Guido (Roberto Benigni) é aprisionado em um campo de concentração nazista com o filho. Para tentar amenizar o horror que cerca o garoto, Guido usa do humor para tentar fazê-lo acreditar que tudo não passa de uma grande brincadeira. Dirigido por Roberto Benigni e vencedor de três Oscars, incluindo o de Melhor Filme Estrangeiro. 


Como a maioria dos filmes que se passam no período da Segunda Guerra Mundial, e principalmente protagonizados por judeus que acabam indo para os campos de concentrações, já é de se esperar pelo menos uma lágrima. Mas o que esse filme trouxe também foram alívios cômicos em cenas de prender a respiração. 


Os momentos tensos são intercalados com alguma brincadeira de Guido, que tenta fazer seu filho não perceber o que está realmente acontecendo, e além de protegê-lo, ele tenta mandar notícias para sua mulher que está na ala feminina, para avisar que está tudo bem com eles. É um filme tão imersivo que me peguei pensando mesmo depois de alguns dias que eu assisti, é de aquecer e quebrar o coração. Como a inocência de uma criança pode disfarçar os horrores que foi essa guerra. Guido deveria ganhar o prêmio de melhor pai! É um personagem tão carismático que logo na primeira aparição já dá pra se apegar. 



Além de Roberto Benigni estar fantástico no papel, ele dirigiu e escreveu o roteiro em conjunto com Vincenzo Cerami, mas a história parece ser tão real que poderia ter colocado no início “baseado em fatos reais”, que eu teria acreditado. O filme é um tesouro cinematográfico que envolve, encanta e emociona qualquer um que não tenha o coração congelado. Prova disso são os três Oscars ganhos, inclusive o de Melhor Filme Estrangeiro, o sucesso que fez no lançamento e que faz até hoje, sendo considerado quase um clássico, além das críticas excelentes. 


O título “A Vida é Bela” ganha um outro significado após o término do filme, uma mistura de inocência e esperança na vida, mas com um toque amargo. É simplesmente fantástico, recomendo a todos. 


Disponível no TeleCine Play




Comentários

Postagens mais visitadas