43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - Encerramento e Premiação


No dia 30 de outubro aconteceu o encerramento da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Auditório Ibirapuera Oscar Niemayer, que foi palco também da entrega dos prêmios da mostra feita por votações populares e pela crítica durante todo o evento. Com mais de 300 filmes exibidos, na premiação, que foi apresentada pela curadora da mostra, Renata de Almeida, e pelo apresentador Serginho Groisman, foram entregues diversos prêmios para os filmes mais prestigiados pelo publico geral e pela imprensa. Confira abaixo a lista dos vencedores:

Troféu Bandeira Paulista 2019 – Prêmio do Júri Internacional:
Melhor Documentário – “Honeyland
Melhor Ficção – “System Crasher” & “Dente de Leite”



Prêmio Projeto Paradiso
“O Campo dos Lobos Guarás”

Prêmio do Publico:
Melhor Ficção Brasileira – “Pacificado”
Melhor Documentário Brasileiro – “Chorão: Marginal Alado”
Melhor Ficção Internacional – “Parasita”
Melhor Documentário Internacional – “A Grande Muralha Azul”

Prêmio da Abraccine:
“Currais”



Prêmio da Critica:
Melhor Filme Brasileiro – “Aos Olhos de Ernesto”
Melhor Filme Estrangeiro –Honeyland

Além da premiação entre os filmes exibidos, um prêmio surpresa foi entregue aos cinemas de rua da cidade pelo incentivo de uma programação e experiência diferentes dos cinemas de shoppings. Cinemas como “Petra Belas Artes”, “Cine Majestic”, “Playarte Marabá”, ”Cine Fiammetta”, entre outros, mostram que, mesmo sendo minoria, muitos deles ainda resistem firmemente, exibindo uma programação mais alternativa, preservando bastante a experiência de ver um filme em uma grande tela.

Após a premiação, o encerramento também contou com a primeira exibição para o publico geral de “Dois Papas”, novo filme do diretor Fernando Meirelles, que também foi responsável pela direção do aclamado “Cidade de Deus”, que contou com a presença do próprio diretor no encerramento.



Mesmo com a mostra tendo oficialmente acabado dia 30 de outubro, no dia 2 de novembro foi exibido o filme O Gabinete do Dr Caligari na área externa do auditório, para comemorar o centenário do filme, e além de ser ao ar livre, a sessão contou com o acompanhamento da Orquestra Jazz Sinfônica Brasil, regida pelo maestro João Maurício Galindo durante toda sua exibição, que lotou o local.

Alguns dos títulos exibidos na mostra já estão em exibição no circuito comercial, como “Parasita” e “A Odisseia dos Tontos”, e outros chegarão ao longo dos próximos meses, com estreias já confirmadas de “Dois Papas” para dia 20 de dezembro na Netflix, e “O Farol” para dia 2 de janeiro de 2020 nos cinemas do Brasil.



Comentários

Postagens mais visitadas