#EuSouJaneiroBranco – a campanha para a prevenção da saúde mental








O começo de um novo ano é sempre um marco para reavaliarmos nossos objetivos. O que queremos para 2020? Estamos no caminho certo? Como está nossa saúde mental? Estamos cuidando de nosso corpo e de nossa mente?

Pensando nisso, vários profissionais da saúde criaram o “janeiro branco”. A ideia não é apenas curar, mas prevenir os transtornos mentais que acometem muitas pessoas em meio ao estresse cotidiano e às demandas sociais. O Brasil se tornou líder mundial na ansiedade entre jovens e isso se deve à falta de apoio na transição para a vida adulta. Saímos de um sistema educacional falho para um ensino superior que nos cobra conhecimentos nunca vistos antes. Além disso, o mercado de trabalho nos cobra muito conhecimento e experiência logo no primeiro emprego, em que muitos jovens são explorados por salários muito abaixo do que merecem.

Os cinco principais objetivos do projeto são:

1 – Fazer do mês de janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições;
2 – Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional na vida das pessoas;
3 – Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investir e garantir Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;
4 – Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais públicas e privadas para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;
5 – Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma cultura da Saúde Mental que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.



Problemas emocionais podem nos acometer em qualquer etapa da vida, mas é ainda mais difícil lidar com isso quando não temos conhecimento sobre eles. Por esse motivo, a campanha influencia não apenas a prevenção, como também o conhecimento sobre tais problemas. Muitas vezes o estresse e a ansiedade trazem problemas físicos que nos fazem sentir realmente doentes, como se algo horrível fosse acontecer e por isso é difícil acreditar que sejam apenas psicológicos.

Você não precisa ficar doente para procurar ajuda ou prevenir problemas maiores. Neste site,  você conseguirá entender melhor como expor seus sentimentos e lidar com problemas. Você nunca está sozinho e todos que te amam querem te ver bem! Se você passa por algo parecido ou tem um amigo nessa situação, por favor, dê uma chance ao projeto. Isso pode salvar vidas e dar qualidade de vida às pessoas que amamos (que é ainda mais importante).


Comentários

Postagens mais visitadas