2020: Nada de carros voadores, mas sim o retorno da Caça às Bruxas no Brasil

Foto autoral: Ana Death

Se você ainda acha que Caça às Bruxas é coisa do passado, da Idade Média, lamento informá-lo(a) de que está errado(a). São filmes como Midsommar sujando a imagem do paganismo e ainda recebendo louvores por isso (leiam aqui tudo que escrevemos sobre o verdadeiro Midsommar e descrucificando o paganismo sueco e sobre as runas).

Eu digo que sou bruxa, porque sou. É minha "religião", digamos assim, embora eu siga uma linha única que funciona para mim, e, não, não sou Wicca. Até a Disney desmistificou a bruxa má em Malévola (embora também há quem reclame disso), Maria e João, o filme, ainda tem a "bruxa má", mas é menos estereotipada, afinal, sim, existem pessoas boas e pessoas más, independente de credo, raça, cor etc., mas coloca de volta a figura da mãe e não da madrasta como a que expulsa os filhos de casa. Como falei aqui, sobre este filme, é uma volta às origens dos ditos "contos de fadas", que eram mais, na verdade, contos admonitórios para manter as crianças em casa.

Temos aqui a resenha da Cat sobre o livro A bruxa não vai para a fogueira neste livro, e o texto da Cat também, em cima de uma pauta minha, sobre a demonização das ruivas no fantástico.

Mas, como se isso não bastasse, essa tentativa de tirar o estigma ruim da bruxa ainda existe e persiste. E, no Brasil, com esse desgoverno na contramão de tudo, ainda temos que ouvir barbaridades como "azul é para meninos" e "rosa é para meninas", da mesma "pessoa" que agora quer fazer uma caça às bruxas, literalmente censurando e boicotando literatura com bruxas no Brasil, como vocês podem ver aqui, nesse texto excelente da colega Ana Dantas. Não deixem de ler.

E, sim, tive dois contos sobre Lúcifer "recusados", pois fala de um "demônio", faz um tempinho, em concursos literários. Vocês podem conferi-los aqui e aqui.

Bruxas do Brasil e do mundo, vamos nos unir e não deixemos que nos queimem mais, mesmo que "apenas" metaforicamente falando.

Ana Death

Comentários

Postagens mais visitadas