Quarentena é temática de websérie interativa transmídia Rio.com

 

 

Com a quarentena, é óbvio que muita coisa mudou, mas será que as pessoas se lembram de seu último dia antes de ela ser declarada?

Será que as pessoas se lembram de seu último dia antes da quarentena? Eu lembro vagamente. Essa  é o questionamento que será feito por gerações, sendo a base da da websérie interativa e transmídia Rio.com, uma antologia contendo nove episódios que narrará o dia a dia de pessoas pela capital do Estado do Rio de Janeiro em suas diversas realidades cotidianas nos últimos momentos pré-pandemia de Covid-19.

 

Webséries, cinemas drive-in e outras alternativas para o audiovisual na quarentena

Rio.com contará com a direção geral de Lucas Zomer e será produzida por Luisa Clasen (Lully), os quais já são reconhecidos produtores de conteúdo para o YouTube, anteriormente indicados a prêmios por outra websérie documental, chamada “Por Trás das Lentes”. Este é um projeto ficcional em fase de captação de recursos no Catarse até 15 de agosto de 2020.  As recompensas para os quem apoiar o projeto vão desde informações exclusivas sobre as filmagens até acesso a um making of educativo que mostrará cada função do set como um curso de cinema em formato pocket, ainda contando com cotas também destinadas a empresas que tenham interesse em vincular seu nome em uma parceria com eles.

 

Memórias de tempos pré-quarentena registradas em websérie transmídia e interativa nacional

Se o audiovisual nacional já sofria antes da quarentena, agora todas as formas alternativas de não perder seu necessário espaço estão sendo realizadas, e Rio.com, em formato transmídia, é uma delas, que ultrapassará um único canal e abarcará também as redes sociais, o que já vem acontecendo com várias lives e outras atividades, mas essa vai mais a fundo. Ainda será possível interagir com os personagens por meio de seus perfis, os quais são: um vendedor de mate, uma jovem moça aniversariante, um surfista, dois aficionados por futebol, um casal de garotas, dois irmãos evangélicos, só para citar alguns, mostrando um amplo panorama do perfil carioca.

É importante uma websérie como essa para que fiquem registrados na História relatos importantes do pré- e pós-quarentena, além de resgatar um pouco o tão abalado audiovisual nacional, que já vinha sofrendo ataques do governo, perdendo apoios e benefícios, praticamente trucidado, até mesmo quando se arrancou pôsteres de filmes nacionais das paredes da ANCINE.

Falando ainda em ANCINE, devemos lembrar que os cinemas drive-in não têm regulamentação na ANCINE, e por isso não podem passar novos, mas essa já é outra história, que mencionei apenas por ser relevante ao tema. Nossa memória nacional não pode morrer, e ajudar projetos como este criam pontes para que nossa história não seja apagada, abolida, muito menos esquecida. 


Ainda este projeto, Rio.com, conta com vários nomes conhecidos, entre outros: o diretor Gustavo Cruz, o produtor musical Júlio Victor e o roteirista e rapper Álvaro Mamute. Além deles, os diretores de filmes publicitários Thiago Calviño, Leandro Rial e Moysah estarão no comando de alguns episódios.

Restam apenas quatro dias para apoiar este projeto, ainda está, no momento em que escrevo essa notícia, em 45% do desejado na meta; basta clicar aqui para saber mais sobre ele e conferir quais são todas as recompensas oferecidas pelas contribuições. O financiamento coletivo já não é novidade e vem proporcionando lançamento de livros e outras obras que, pelos modelos tradicionais, talvez nunca chegassem a seu público, sendo público-alvo ou não.



Outros artigos úteis sobre artistas e quarentena, que também não deixam de ser um registro de nossa História

Pra finalizar, é bom que projetos como este, entre outros, sejam feitos, em condições ideais, ao contrário de algumas lives e comportamentos nada ideais e/ou reprováveis de artistas durante a quarentena

E aqui, idosos famosos compartilham com seu público como têm sido suas vidas, por vezes, nada fáceis, nessa quarentena.

Se possível, #fiqueemcasa

 

Comentários

Postagens mais visitadas