Panorama Digital do Cinema Suíço - O Fim do Mundo


A oitava edição do Panorama Digital do Cinema Suíço é a primeira completamente online e gratuita, sendo exibida pela plataforma Sesc Digital. Na lista de exibições tem títulos de 1969 a 2020. O evento já está rolando, e vai do dia 27/08 até 06/09, conta com 14 longas e 2 programas de curtas, e tem como um dos objetivos aproximar o público brasileiro do cinema suíço. Apesar da pandemia ter dificultado em muitos setores, neste, ela foi o vetor para que esta edição fosse virtual e a difusão dos filmes fosse um pouco mais democrática e chegasse ao maior número de pessoas possível. 


De Basil da Cunha, diretor suíço-português, O Fim do Mundo (2019) é um filme delicado, simples e tocante. A trama gira em torno de uma comunidade em Lisboa, Portugal, que enfrenta diversos tipos de preconceito, principalmente com a população crioula, assim como descaso e brigas internas. 

 

Spira, nosso personagem principal, acabou de voltar de um reformatório para a Reboleira, onde morava, reencontra seus amigos e começa a se relacionar com Iara. Ele nota que as coisas estão mudando, e que todos estão tentando buscar seus sonhos de uma maneira ou de outra.  



O filme com certeza tem um ritmo diferente do que eu estou acostumada, provavelmente culpa da cota extravagante de filmes norte-americanos a que eu assisti a vida inteira. Enfim, digamos que alguém que tem essa bagagem cultural possa achar o filme lento e um tanto confuso, como eu achei.  

 
Mas é repleto de momentos que nos fazem refletir, já que nos apresenta uma realidade difícil e complicada, cenas sem trilha sonora para aumentar a tensão, e um final um tanto épico, que destoa um pouco do restante do filme, mas que na minha opinião foi o ponto alto do longa.  

 
Recomendo se você está procurando algo fora do óbvio, e quer experimentar uma obra diferente. Com certeza vale a experiência! Lembrando que também há outros títulos interessantes neste Panorama disponíveis. 

 

A exibição de “O Fim do Mundo” será do dia 03/09 às 20h até 05/09 às 20h 

 

Programação do Panorama do Cinema Suíço, que pode ser visto gratuitamente aqui:

 


 



Comentários

Postagens mais visitadas