#MomentoTeleCine - 'Rafiki' em amor proibido


Rafiki (2018) acompanha a história de duas jovens quenianas, Kena (Samantha Mugatsia) e Ziki (Sheila Munyiva). Apesar da rivalidade entre suas famílias, que estão concorrendo ao mesmo cargo político, elas se aproximam e cultivam uma amizade que vira amor. O problema é a sociedade em que vivem, já que o Quênia é um país extremamente homofóbico e criminaliza relações homossexuais, o que rendeu momentos tensos e cenas revoltantes. 

O filme começa calmo, com cenas do cotidiano que mostram como é a relação delas, e de como o relacionamento vai se intensificando, mas nada erótico ou coisa do tipo. As cenas trazem inocência e um romance leve que acaba sofrendo com preconceitos. Kena é mais fechada e carrega um comportamento mais sério que é transmitido pelas suas roupas, sendo o total oposto de Ziki, que tem um estilo mais colorido e uma personalidade mais extrovertida, apesar de ser clichê, eu amei esse constraste das duas. A história é cativante, você se envolve com os personagens e em pouco tempo me peguei super preocupada com eles, e com o futuro da trama.

O roteiro me pareceu um pouco raso demais, sem grande aprofundamento nas histórias das protagonistas e um final corrido que poderia ter sido um pouco melhor trabalhado. Senti falta de um pouco mais, de algo inesperado, já que tudo o que aconteceu na trama foi bem previsível, mas isso não significa que é um filme ruim. 

O cinema africano infelizmente está longe de ser popular aqui no Brasil, as vezes vemos um ali, outro aqui. Então é muito legal ver um filme como Rafiki ganhar algum destaque, além do que, foi o primeiro filme queniano a ir para o Festival de Cannes, mesmo sendo banido de seu próprio país. Inclusive "Rafiki" significa amigo(a), que é o que muitos casais LGBTQIA+ usam lá para se referir a seus parceiros românticos discretamente. 

O filme é necessário, gera discussões importantes e é uma história de amor que talvez faça seus olhos marejarem. Então, sim, recomendo. 

Disponível no TeleCine Play



Comentários

Postagens mais visitadas