#geek #pop #defesapessoal --- O Krav Magá na Cultura Pop e Geek

A imagem divide-se em 3 cenas. Q1: Keanu Reeves, com expressão séria e o rosto manchado de sangue, com várias armas apontadas para ele, de várias direções, em John Wick 3; Q2: Kenu como Neo em clássica cena de luta no filme, com óculos escuros, posição de luta (ataque/defesa) e um homem cujo rosto não é mostrado, vindo atacá-lo por trás; Q3: Keanu como John Wick no primeiro filme da saga, com ele à direita, em um sofá, erguendo e olhando para o cãozinho que sua falecida esposa havia deixado para ele

O texto, cujo "teaser" coloco abaixo, com a autorização do Thiago Pedro (meu excelente treinador, antes da pandemia...), embora ele tivesse dito que eu nem precisava pedir autorização, heheh é incrível e digno de ser lido até o fim

Link para o artigo original após o "teaser"

Kidá, Thiago!

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, filmes e games evoluíram muito nas últimas décadas e se tornaram cada vez mais realistas. Personagens, cenários e efeitos especiais estão cada vez mais bem trabalhados e detalhados, permitindo que as cenas de lutas, os movimentos e os golpes fiquem quase reais. Por isso, os críticos e fãs anseiam que essas cenas de luta tragam referências concretas.

Dentro deste contexto, o Krav Magá rapidamente se tornou essa referência, inspirando roteiristas e produtores de games, sendo utilizado por atores, diretores, equipes de filmagem, dentre outros, justamente por ser uma técnica baseada na realidade e que utiliza movimentos simples e rápidos, que podem ser executados por qualquer pessoa, independentemente do tamanho, condicionamento físico ou idade.

Isso faz com que os personagens dos filmes e games se tornem parecidos com pessoas “normais”. Como a técnica não precisa de meditação ou aplicação do chi e não têm um propósito “espiritual”, isso faz com que as pessoas se identifiquem com os personagens.

Como o Krav Magá é amplamente utilizado no meio militar por sua eficiência, faz sentido que ele seja escolhido para coreografar cenas de luta tanto no cinema quanto nos games. Afinal, a arte imita a vida…

O Krav Magá veio para ficar na Cultura Pop e é bem provável que você já tenha visto algumas de suas técnicas em diversos filmes, séries de TV e games.

O Krav Magá no Cinema

 
No início dos anos 2000, diversos filmes foram sucessos de crítica e público e, também, destacaram o Krav Magá pela primeira vez nos cinemas.

Em 2008, quando o primeiro filme da franquia “Taken” (“Busca Implacável”) estreou, Liam Neeson já tinha 56 anos e a maioria das pessoas não tinha ideia de como ele se sairia nas cenas de ação. A desconfiança e o receio acabaram quando o ator utilizou movimentos de Krav Magá em suas cenas. Além disso, os fãs ficaram muito impressionados com os demais filmes da franquia e com a atuação de Neeson, repetida em outros papéis semelhantes em filmes futuros.

 [...]

J-Lo, atuando atuando em Nunca Mais, interpreta uma esposa que sofre abusos e agressões, e busca nas aulas de Krav Magá uma solução para seu problema. Falando abertamente sobre os benefícios do treinamento, Lopez deixou bastante claro a confiança que tem no uso das técnicas por mulheres.  

“O Krav Magá nivela o campo de jogo entre homens e mulheres… Não importa o quão grande, alto ou forte você seja. É sobre sair do caminho, contra-atacar e usar tudo o que puder para obter a vantagem e sobreviver.”

 
Trailer do filme
 
[...] Como prometido, vocês podem ler aqui o artigo completo.  
 
*****

ALERTA DE SPOILER

 

Segue vídeo com cena do filme Enough/Nunca Mais, em que Jeniffer Lopez mostra suas habilidades no Krav Maga

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas